domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Abacate - Abacaxi

ABACATE
GÊNERO:  O Abacate ,Persea gratissima ; Laurus persea, pertence à família das Lauráceas.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Além de uma pequena porcentagem de ácidos, o abacate possui matérias graxas, proteínas, substancias minerais, óleo pingue, açúcar, hidrato de carbono, etc.
Com exceção da banana, o abacate possui quatro vezes mais valor nutritivo do que os demais frutos.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Prisão de ventre, flatulências, perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções dos rins, da pele, do fígado, etc..
A casca tem indicações vermífugas, também para o tratamento de hemorragias, disenterias e bouba.
O chá das folhas é excelente diurético, sendo também eficaz nos seguintes casos: artrite, gota, cálculos renais, reumatismo, gases intestinais, nevralgias, dores de cabeça, catarros, bronquite, tosse, diarréia, afecções da garganta, cansaço, dispepsia atônica, rouquidão, disenteria, etc.
O fruto tem efeito benéfico para o couro cabeludo e para a pele.



ABACAXI (Ananás)
GÊNERO: Ananás sativa, procedente da América tropical.

PRINCIPAIS COMPONENTES: Fruta considerada como alimento e como remédio. Seus principais componentes são: 0,5% de proteínas, 0,0% de gordura, 13,9% de hidratos de carbono,  83,6% de água,  0,67% de ácidos de fruta,  5,4%  excesso de base, 62% de calorias, bromelina (enzima).
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Destaca-se das demais frutas por possuir em seu suco grande quantidade de fermento albuminóide  cuja principal finalidade é separar e digerir  as proteínas dos alimentos facilitando assim uma boa digestão. Em todos os casos cujo paciente  tenha o estomago debilitado por falta de suco gástrico, o abacaxi é indicado.
O fruto e a casca auxiliam nas doenças respiratórias, dor de garganta e bronquite.
O xarope (mel e a fruta) é expectorante. O suco é depurativo, poderoso diurético, auxilia a digestão e as funções do fígado.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.