domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Açaí - Ameixa

AÇAÍ
GÊNERO: Euterpe oleracea.
CARACTERÍSTICAS: Palmeira de estipe elevado. Originária da região amazônica. Seus frutos são saborosos.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Muito rico em ferro.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Carência de ferro no organismo.

AMEIXA
GÊNERO: A ameixa autêntica (Prumus domestica) tem diversos nomes, nas varias regiões. Pertence a família das Rosáceas.
O abrunho (Prumus insititia), também chamado de abrunho grande, abrunho de enxertar, é diferente botanicamente da ameixa autentica. Difere pelo seu formato e cor da verdadeira ameixa.
As ameixas devem ser comidas cruas, em conserva ou ainda na forma de doces ou geléias.
CARACTERÍSTICAS: Árvore frondosa oriunda das terras do baixo Danúbio.
PRINCIPAIS COMPONENTES: 100 gramas de ameixas contem: 71 calorias, 75,6 g  de água, 0,8 g de proteína, 0,9 g de ácido de fruta, 15,7 g de hidratos de carbono, 0,6 g de minerais.
Sua composição mineral é semelhante ao da pêra, porem com menos sal e quase com as mesmas quantidades de potássio e fósforo.
Seu conteúdo de vitaminas não é considerado, porem podemos destacar: 0,08 g de caroteno, 0,1 mg de vitamina B1, 0,043 mg de vitamina B2 e 5 mg de vitamina C.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Todos os regimes de doenças nos qual a alimentação for pobre em calorias e sal tais como doenças do aparelho circulatório, hemorróidas, rins e fígado, na gota e no reumatismo. As ameixas secas são um bom purgante, suave e inócuo, utilizado de varias formas para atonia digestiva e prisão de ventre. Como laxante, devem ser comidas de 5 a 10 ameixas pela manhã em jejum. Para casos mais difíceis, passar por uma peneira de quinze a vinte ameixas e acrescentar a pasta 15 g de sulfato de magnésio ou sulfato de sódio. Teste purê, tomar de meia em meia hora uma colher de café cheia. A pasta pode ser também de duas partes de ameixa e uma parte de figos secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.