domingo, 25 de julho de 2010

*CAMU-CAMU - Grande fonte de vitamina C.

CAMU-CAMU


Gênero: O camu-camu (Myrciaria dubia) é da mesma família da goiaba e da jabuticaba. A árvore do camu-camu, pertencente à família Myrtaceae, chega a alcançar até 8 metros de altura e pode ser encontrada do Estado do Pará até a Amazônia Peruana.
É formada por várias hastes secundárias, que se apresentam em forma de vasos abertos. O talo e os ramos são lisos, sem espinhos, de cor marrom claro. Suas raízes são profundas e com pêlos absorventes, sendo as folhas desde ovalado-elípticas até lanceoladas. A propagação do camu-camu se dá pelas sementes, que não toleram perda de umidade, o que pode eliminar a germinação. Normalmente recomenda-se que, logo após a colheita, que as sementes despolpadas sejam lavadas e semeadas imediatamente, para que não percam a viabilidade.

Também chamado de caçari, araçá d'água e azedinho, um fruto típico da região amazônica. Sua concentração de ácido ascórbico (vitamina C) é 20 vezes maior que a da acerola e 60 vezes a do limão. Cada 100 gramas de sua polpa tem entre 2,3 e 3 gramas de vitamina C. E a casca apresenta concentração ainda maior: até 5 gramas. É a maior fonte natural de ácido ascórbico que se conhece.
Por conter um alto teor de ácido ascórbico e ácido cítrico, o camu-camu é um poderoso anti-oxidante. E pode funcionar como coadjuvante na eliminação de radicais livres, retardando o envelhecimento, além de fortalecer os sistemas imunológico e nervoso e estimular o sistema cardíaco. Com estas propriedades, o camu-camu impõe-se no topo da lista das matérias-primas das indústrias de medicamentos, cosméticos, alimentos e bebidas. Mesmo após o cozimento, ele não perde a vitamina C, como ocorre com outros frutos
Originário da Amazônia, rico em aminoácidos, flavonóides e, principalmente, vitamina C, o camu-camu não podia começar com uma letra mais adequada.

O ácido ascórbico (vitamina C) atua na síntese de colágeno. Por isso, o camu-camu tem sido aproveitado na indústria de cosméticos. Mas não se anime. A pesquisadora Rosalinda Pinedo alerta para a procedência ainda duvidosa desses produtos.
Os flavonóides têm propriedades antimutagênicas e, por isso, atuam na prevenção do câncer. Existe a possibilidade de que o camu-camu seja um dos alimentos que, por possuir tais componentes, ajude a exercer esse efeito.
 Disponível na internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.