domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Acerola - Amora



ACEROLA
GÊNERO: A Acerola (Malpighia emarginata DC) da família das Malpighiáceaes.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Vitaminas A, B1, B2, B3, betacaroteno, tanino, cálcio, fósforo, ferro. A quantidade de vitamina C chega até a 100 vezes mais do que a laranja e a 10 vezes mais que a goiaba, além de bioflavonoides tão importantes para a saúde humana.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Antioxidante natural, neutraliza os radicais livres, protege contra infecções, antiescorbútico, remineralizante, hidratante e condicionador capilar, suplemento vitamínico na gravidez e lactação, stress, fadiga, gripes, resfriados, afecções pulmonares, do fígado e da vesícula biliar, hepatite virótica, varicela, poliomielite, envelhecimento precoce da pele, etc.
Foi pesquisado recentemente nos USA que a vitamina C combate vários tipos de câncer.
Pelo seu grande poder como cicatrizante e eficácia contra infecções, a vitamina C deve sempre ser usada  antes e após qualquer tipo de cirurgia.


AMORA
GÊNERO:  Com  propriedades semelhantes as do Rubus fructicosus, dificilmente de diferencia de outras tais como: Rubus discolor, R. thyrsoideus, R. amoenus que, com a Rubus caesius são muito freqüentes na Península Ibérica, apresentando vários nomes conforme a região.
PRINCIPAIS COMPONENTES: As folhas contem tanino, ácidos orgânicos, especialmente o ácido lático, resinas, pigmentos e pectina. O óleo de amoras contém como componente essencial um óleo de cor escura, composto de glicéridos ácidos em pequena quantidade, assim como ácidos gordurosos saturados, sobretudo o ácido palmítico.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Com alto teor de tanino, as folhas das amoreiras têm propriedades antidiarréicas e antiinflamatórias. Recomenda-se o uso de infusões em casos de irritações catarrais, inflamações das vias gastrintestinais, diarréias, inflamações do intestino grosso  e hemorróidas. Nos catarros das vias respiratórias, assim como nas inflamações da garganta e das  gengivas usar o cozimento das folhas ou casca  da amoreira para gargarejos.
O chá das folhas previne e elimina a “calor” tão indesejado das mulheres na menopausa.
Estudos recentes nos USA concluíram que alguns componentes da amora tais como a antocianina e as polifenólicos são indicados para o tratamento do mal de Alzheimer pois tem efeito protetor dos neurônios.

Um comentário:

Obrigado pela visita.