domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Banana - Cajú

BANANA
GÊNERO:  As mais comuns entre nos a bananeira tropical ( Musa paradisíaca) e da sua forma cultivada (Musa sapientium).
A banana é um dos alimentos mais nutritivos á saúde humana.
PRINCIPAIS COMPONENTES:  Proteínas, frutose, glicose (açúcar invertido), hidratos de carbono, gorduras, calorias, potássio, sódio, magnésio, vitamina C,  vitamina B1, pequenas quantidades de vitaminas D e E, água, etc. 
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Apesar de a banana ser um fruto carboidratado, o seu açúcar é natural e por ter um elevado conteúdo de água torna-se fácil de digerir. Devido sua grande variedade é ótimo para as crianças, pois oferece uma gama de sabores e aromas que é próprio do fruto. Muito rico e apreciado pelo lactente entre os sete e os oito meses de vida. De grande eficácia antidiarréica (deve ser consumida exclusivamente), pode-se empregar nas crianças pequenas para lhes curar transtornos agudos digestivos, inflamação do intestino grosso e até a celiaquia - grave alteração intestinal. No espru, uma doença tropical ainda não totalmente esclarecida e que ocasionalmente se manifesta entre nós; a banana é o comprovadamente o remédio mais seguro. O regime e tratamento feito com bananas modificam não só o desvio ácido do metabolismo, como também faz aumentar simultaneamente as reservas alcalinas necessárias ao sangue que se pode comprovar de imediata pela modificação da reação da urina.
A boa digestibilidade, a fácil absorção da sacarose, o grande conteúdo de vitamina C, das bananas cruas e maduras  em combinação com outros alimentos como o leite, aveia e outros cereais, torna-se um excelente alimento para doentes graves e febris e subalimentados, para grávidas e lactentes, para pessoas idosas e toda atividade que necessite de muito esforço físico.


CAJÚ
GÊNERO: Planta brasileira da família das Anacardiáceas (Anacardium accidentalis) de alto valor medicinal.
PRINCIPAIS COMPONENTES:  Grande fonte de vitamina C superando inclusive a laranja e o limão. O fruto, castanha  e brotos, possuem matérias azotadas, amido, óleo amarelado, cardol, ácido anacárdico, etc. O lenho de suas árvores quando reduzido a cinzas contem um alto teor de potassa.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: A casca é eficaz nas astenias; indicada como estimulante dos centros medulares, sendo ainda excelente para a glicosúria e a poliúria. O suco dos brotos é antiescorbútico e recomendável nos casos de cólicas intestinais e aftas. O fruto é comestível depois de assado ou mesmo cru. Possui propriedades anti-sépticas e vermífugas, presta-se ainda para cicatrizar verrugas, calos e úlceras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.