domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Figo - Framboesa

FIGO
GÊNERO: A figueira (Fícus carica) pertence à família das Moráceas. Os figos não são frutos no rigor do termo, mas sim a polpa das infrutescências.
PRINCIPAIS COMPONENTES: O conteúdo em substâncias nutritivas e o seu valor energético são muito parecidos com as das tâmaras. Contem: proteínas, gorduras, hidratos de carbono, calorias, vitaminas A, B1, B2, e C, ácido nicotínico, fibras, potássio, cálcio, magnésio, etc.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  O seu elevado conteúdo em fibras indigeríveis na sua maior parte e em ácidos, torna os figos um dos melhores remédios para a cura da prisão de ventre, regula o fluxo biliar  e como meio facilitador das secreções. Cicatriza úlceras de estômago e duodeno, bem como úlceras varicosas nas pernas.
Nas obstruções intestinais parciais, doenças hepáticas,  cálculos biliares, nos casos de tosse, resfriado, catarro pulmonar, bronquite e angina do peito: colocar de molho em água  de 12 a 24 horas, de 150 a 250 g de figos secos e tomar em jejum pela manhã. O leite do figo fresco extirpa calos e verrugas.


FRAMBROESA
GÊNERO: Framboesa ( Rubus idaeus ).
PRINCIPAIS COMPONENTES: As folhas contem: ácido tânico, ácido lático, ácido succínico e ácidos não saturados.  Os frutos contem: pectina, glicose, ácidos da fruta, frutose, vitaminas, etc.
 APLICAÇÕES TERAPEUTICAS:  Devido  seu  alto  teor de  tanino,  as folhas
possuem um efeito antidiarréico e antiinflamatório. Uma mistura de folhas de framboesas e de amoras dá bons resultados nos catarros, nas irritações e inflamações das vias gastrintestinais, nas diarréias e catarros inflamatórios do intestino grosso e nas hemorragias por hemorróidas. Nas inflamações das gengivas, a infusão das folhas de framboesas pode utilizar-se para enxaguaduras calmantes. Indicada também contra prisão de ventre, reumatismo e outras doenças metabólicas, contra doenças do fígado, dos rins e hemorróidas. Pelo seu alto teor de vitaminas, preparada em suco é eficaz  para evitar e equilibrar os casos de insuficiência de vitaminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.