domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Goiaba - Graviola

GOIABA
GÊNERO: A goiaba ( Psidium guayava )
PRINCIPAIS COMPONENTES: Calorias, proteínas, sais minerais, hidratos de carbono, vitaminas A, B1, B2, C, etc.
APLICAÇÕES TERAPÊUITICAS: Tanto a goiaba como a goiabeira, possuem ricas propriedades medicinais. Promove o metabolismo das proteínas e ajuda na acidez e fermentação dos hidratos de carbono durante a digestão. Tem alto valor adstringente.
Indicada contra: diarréias agudas, tuberculose incipiente, crescimento dos ossos, auxilia na visão; em gargarejo para afecções da garganta. Os brotos da goiabeira, cozidos são ótimos para os casos de diarréias, em casos mais graves, é aconselhável usar 10g dos brotos mais saudáveis, após lavagem e limpeza em água corrente, extrair os sumo e tomar 3 vezes ao dia. As folhas da goiabeira quando usadas em decocção, são excelentes contra hemorragias uterinas, incontinência urinária, inchaço das pernas e dos pés, gastrenterite, etc., nestes casos devemos usar 30 g de folhas para um litro de água.



GRAVIOLA
GENERO: Árvore da família das anonáceas (Annona muricata).
PRINCIPAIS COMPONENTES: Proteinas, gorduras, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, potássio, manganês, tanino, vitamina C. vitamina B1, vitamina B2, vitamina A.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Adstringente, anti-cancerígena, anti-reumática, antibacteriana, antiinflamatória, antitumoral, atóxica, cardiotônica, diurética, febrífuga, hipotensora, peitoral, sedativa, vasodilatadora, vermífuga, calmante, elimina catarro dos pulmões, indicada no tratamento de artrite, asma e bronquite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.