domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Lima - Maçã

LIMA
GÊNERO:  A Lima, família das Rutáceas, é originária da Ásia.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Hidratos de carbono, calorias, proteínas, sais minerais como: potássio, fósforo e sódio;  vitaminas B2, B5 e C.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Grande parte das funções da laranja, indicada nos casos de hipercloridria, úlceras gástricas, escorbuto, ideal para dietas de convalescentes, facilita a digestão. O suco tomado pela manhã em jejum é ótimo para o fígado, vesícula e bílis. Segundo pesquisas feitas, a lima é excelente contra as infecções, a neurite, o raquitismo e a pelagra.
O chá da casca da lima é antiespasmódio e vermífugo. O chá das folhas é indicado em aplicações de cataplasma, contra a dor de cabeça, junto às têmporas, além de calmante e em banhos restaura o couro cabeludo.  




MAÇÃ
GÊNERO:  Pirus malus
PRINCIPAIS COMPONENTES:  Água 83,9%, proteína 0,4%, gordura 0%, hidrato de carbono 13,3%, amidos da fruta 0,65%, minerais 0,6%, excesso de bases 1,7%, calorias 59%, além de sódio, potássio, fósforo, enxofre, cloro, ferro, tanino, vitamina B2, ácido salicílico e alumínio. Todas a substâncias juntam-se as combinações dos ácidos da fruta que produzem o seu perfume e a pectina; fécula responsável em reter grande quantidade de água do organismo.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS:Nos casos de catarro gastrintestinal,disenteria ou paratifo: ingerir uma maçã inteira, com casca de 3 em 3hs., podendo ser ralada ou triturada no liquidificador. A maçã incha, absorvendo a água e substâncias intestinais tóxicas, evitando desta forma a rápida absorção através do intestino. O grande conteúdo em tanino da maçã atua como adstringente contra a inflamação.
Em diarréias e disenterias infantis; administrar durante dois dias, 300g de maçãs raladas sem casca e sem sementes de 4 em 4hs., após este período administrar de forma normal diariamente na dieta alimentar.
A pectina encontrada na casca da macã, atua na circulação sanguinea  acelerando  o processo de coagulação, tornando um remédio altamente  rápido e eficaz nos casos de hemofilia.
O uso da maçã (inteira) com casca, ralada,  de 3 em 3hs, durante dois ou três dias apresenta extraordinários resultados também nos casos de inflamações renais, hidropisia, doenças do coração e dos vasos.
Seu baixo teor de sal e proteínas é ótimo para reforçar o organismo nos regimes de emagrecimento. Seu alto teor de arsênico, ferro e fósforo é um ótimo aliado nos casos de anemia e fundamental para as atividades celebrais.
Em resumo, o uso diário do suco de maçã fortalece e tonifica o organismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.