domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Mamão - Manga

MAMÃO
GÊNERO:   Originário da América tropical, o mamoeiro (Carica papaya Lin.) pertence à família das Caricáceas.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Água, resina, albumina, açúcar  incristalizável, papaína, óleo, ácido málico, oxálico, proteínas, calorias, gorduras, hidratos de carbono. fósforo, cálcio, ferro e as v itaminas A, B1, B2, B5, C.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  O mamão é laxante, diurético, emoliente e digestivo. Dá resistência contra as infecções, ajuda na cicatrização dos ferimentos. Apontado como o mais poderoso digestivo que se conhece.
Comido pela manhã em jejum é eficaz nos casos de diabetes, icterícia e asma. Suas sementes atuam como vermífugo ajudando na limpeza dos intestinos sendo também altamente eficaz contra a tuberculose e o câncer.
As folhas são indicadas como chá digestivo. As raízes, em decocção são indicadas como tônico para os nervos e como ótimo remédio para as hemorragias renais.


Alem de todas as propriedades tônicas e curativas do mamão, seu uso diário promove a manutenção do equilíbrio ácido-alcalino do organismo.






MANGA


GÊNERO:   A manga (Mangifera indica) pertence a família das Anacerdiáceas.
PRINCIPAIS COMPONENTES:   Vitaminas A, C, B1, B2, B5, fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e hidratos de carbono.                                                                                       
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS:   Seu uso é indicado nos casos de bronquites, escorbuto, sendo também depurativo do sangue, auxilia a visão, promove o crescimento, e a formação dos dentes. Usada em jejum pela manhã combate a acidez e outras enfermidades do estômago. Como expectorante é eficaz no combate as enfermidades das vias respiratórias, como bronquite, tosse, catarro, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.