domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Marmelo - Melancia

MARMELO
GÊNERO:   O marmeleiro (Cydonia vulgaris) é da família das Rsáceas, chegaram até nos através da Grécia e da Itália.
PRINCIPAIS COMPONENTES:  Rico em pectina, tanino e substâncias gelatinosas.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS:   Adstringente, fortificante do aparelho digestivo. Indicado nas diarréias, inflamações das mucosas, como, por exemplo, a traquéia, os brônquios e o estômago. As folhas em infusão são indicadas para o tratamento da asma. As folhas amassadas em cataplasma aplica-se em contusões, fraturas, luxações e hematomas.
Com a semente do marmelo (Semen cydonieae) de produz uma valiosa geléia vegetal eficaz nas inflamações da faringe e dos brônquios.
Para o tratamento nos catarros da faringe e dos brônquios; cozer 5 g de sementes de marmelo triturados em água e misturando com xarope de malvaísco e tomar 3 vezes ao dia.




MELANCIA
GÊNERO:    Família das Cucurbitáceas, a melancia (Cucúrbita citrullus), é originária da Índia.
PRINCIPAIS COMPONENTES:   Contém fósforo, cálcio, ferro, calorias, proteínas, gorduras, hidratos de carbono e as vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Diurética, e levemente laxante. Indicada nos casos de ascites e nas obstruções renais. Elimina o ácido úrico, atua também nos casos de artrite, reumatismo, acidez estomacal, dispepsia, enfermidades dos rins e da bexiga.
Usada externamente, a polpa e a casca trituradas, através de cataplasma ou em sucos para aplicação em erisipela. O suco da melancia e bastante eficaz nos casos de febre e dores abdominais. As sementes trituradas acalmam as dores produzidas por ferimentos, além de reduzirem a hipertensão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.