domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTAS - Morango - Melão

MORANGO
GÊNERO : O morango silvestre (Fragaria vesca) faz parte da família das Rosáceas e tem vários nomes.
PRINCIPAIS COMPONENTES:   As folhas contem tanino e óleo essencial com citral. O fruto contem ácidos de frutas, pigmentos, substâncias aromáticas, ácidos gordurosos, enzimas, fermentos, secretinas e vitaminas.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  As folhas são indicadas nas inflamações e catarros das vias respiratórias superiores e das digestivas  e no combate a diarréia crônica. A raiz em cozimento é diurética e adstringente.
Os frutos são estimulantes do apetite. Pelos pigmentos,  pelos elementos não digeríveis e pelos ácidos de fruta, atuam no intestino, assim como as enzimas, os fermentos, as vitaminas e as secretinas, facilitando a digestão.
O morango contem ácido salicílico indicado nos casos de reumatismo articular e na gota. Uma dieta diária de morangos é altamente eficaz na prisão de ventre, hemorróidas, estase da circulação, reumatismo articular, gota, doenças dos rins, perturbações circulatórias , doenças hepáticas e excelente no tratamento das pedras na bexiga.
O fruto pode provocar irritação e ardor na pele(urticária). Tal efeito provem que o intestino esta lesionado e permeável a um tipo de albumina (protease) que, quando se introduz no sangue provoca tais reações. Nestes casos a pessoa deve procurar tratamento medico, suprimir o uso de morangos até cura total do mal.
Como produto de beleza juntamente com o suco de limão são eficas no tratamento das sardas.




MELÃO
GÊNERO:   O melão (Cucumis melo) é procedente da Asia e da África e pertence a família das Cucurbitáceas.
PRINCIPAIS COMPONENTES:   Contém proteínas, gorduras, hidratos de carbono, água, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, as vitaminas A, B1, B2,  C, e ácido nicotínico.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Indicado   nas   enfermidades   renais   e    no
combate a cálculos renais, hepatoprotetor , auxilia a visão e na cicatrização de ferimentos. Elimina coágulos nas veias, toxinas do organismo e combate o mau hálito. As semente são indicadas nas febres, menstruações difíceis, complicações uterinas e nas anemias. As sementes e as raízes são empregadas como vomitórios pelo seu alto teor de emetina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.