domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTOS SECOS - Arandos - Arandos encarnados

Arandos

GÊNERO: Conhecida também como Erva do Monte (Vaccinium myrtillus) pertence à família das Eriáceas. Os frutos maduros são de cor azul escura brilhante e o suco violeta escuro.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Nas folhas encontramos tanino, ácido málico, ácido cítrico e glicose. Nos frutos além dos componentes anteriores encontra-se também, pectina, glicósido, corante mirtilina, vitamina A, vitamina C, vitamina B.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Todo tipo de diarréia, atua diretamente em todo tubo intestinal produzindo efeitos antissépticos e antiinflamatórios. É notável sua ação bactericida e de inibição do crescimento sobre culturas bacteriológicas puras. Os colibacilos causa principal da diarréia fermentada, podem tornar-se inócuos dentro do prazo de vinte e quatro horas.
A força curativa dos Arandos devido o seu conteúdo de sulfa é de vital importância no combate e cura das infecções colibacilares dos intestinais e diarréia de verão. Seu uso pode ser através do suco, conserva, frutos frescos, ou frutos secos. Em todos os processos de fermentação ou de putrefação intestinal acompanhado de diarréia, faz do Arandos muito bem apreciado pelas crianças, como também no tratamento de lombrigas e de parasitas intestinais. O meio fácil de cura é alimenta-se exclusivamente de arandos crus ou ligeiramente cozidos durante três  dias consecutivos.  Nas pessoas  saudáveis,  os arandos  frescos  comidos com leite e mel provocam a secreção das glândulas gástricas e intestinais, sobretudo do pâncreas. As folhas em pó ou em infusão pode completar o regime no caso de diabetes ligeiros e nos casos em que é conveniente poupar a insulina. Externamente, o suco de arandos cozido cura eczemas, assim como a sicose da barba e as feridas e as cicatrizes de cura difícil nos diabéticos.




Arandos encarnados

GÊNERO: Arandos Encarnados (Vaccinium vitis idaea) é da família das Eriáceas. 
PRINCIPAIS COMPONENTES: Encontram-se em suas folhas a arbutina, metilartubina, ericolina e tanino, nos bagos contem muitos ácidos de tanino e outros orgânicos.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: As folhas do arandos encarnados têm ação curativa devido o seu conteúdo de arbutina e metilarbutina em casos de inflamações dos rins e da vesícula. Os bagos espremidos em forma de suco é altamente benéfico nos casos de febre e devido seu alto teor de ácido tânico tem várias aplicações em cura inclusive em diarréias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.