domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTOS SECOS - Avelã - Azeitona(Azeite)

Avelã

GÊNERO:  A Avelã , Corylus avellana, é da família das Betuláceas (Abedules).
PRINCIPAIS COMPONENTES: Cálcio, proteínas, gorduras, hidratos de carbono, minerais, celulose, vitamina B1, vitamina C,vitamina B9 (ácido fólico), calorias, caroteno.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Melhora o desempenho da memória, contra a pressão alta, anemias, fortalece os dentes e os ossos, eficaz para prevenir contra a osteoporose, ajuda as células a produzirem energia, importante valor nutricional especialmente na dieta de diabéticos. 



Azeitona (Azeite)

GÊNERO: Oliveira ( Olea europaea).
PRINCIPAIS COMPONENTES: As azeitonas frescas contêm de 25% a 38% de azeite e as dessecadas até 57%, contem proteínas, hidratos de carbono, fibra, potássio, sódio, cálcio, magnésio, ferro, vitamina A. O azeite de oliva é composto de gorduras consistentes ( glicéridos dos ácidos esteárico, palmítico e araquidônico), gorduras fluidas (glicéridos dos ácidos oléico, linólico e outros e de ácidos gordurosos livres, minerais, vitamina A.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: indicado na preparação de alimentos que devem consumir os doentes do fígado, vesícula biliar, aparelho circulatório, estômago, intestino, pele, sistema renal, prisão de ventre, cólicas e para eliminar os cálculos biliares. Na dermatologia emprega-se o azeite no preparo de pomadas. Também se emprega o azeite nas inflamações e irritações das mucosas, especialmente na preparação de instilações e toques nas afecções de nariz, garganta e ouvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.