domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTOS SECOS - Juncinha mansa - Nozes

Juncinha mansa

GÊNERO: (Cyperus esculentus), tubérculo de uma ciperácea, que em Portugal também é conhecida por Junça de Comer, Juncinha Avelanada e Chufa.
PRINCIPAIS COMPONENTES: De grande riqueza nutritiva como gordura, proteína bruta, hidratos de carbono,  fibra bruta, féculas, vitaminas em especial H e P e várias enzimas. Seu azeite é um dos melhores de mesa de sabor especial. Possui grande conteúdo de ácidos gordurosos não saturados, sobretudo o ácido linólico de grande valor fisiológico e alimentar.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: diabetes, tem praticamente as mesmas aplicações das nozes.




Nozes

GÊNERO: ( Juglans regia)
PRINCIPAIS COMPONENTES: óleo, gorduras, cálcio, fósforo, potássio, selênio, magnésio, zinco, manganês, proteína, ácidos graxos (linolênico e linoléicos), vitaminas B1, B3, B6, e vitamina E.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Sistema nervoso, cura de problemas cerebrais, diabetes, auxilia na formação dos glóbulos vermelhos, ajudam na cura de ferimentos, fortalece os ossos e dentes e atua contra o envelhecimento das células, reduz o risco de problemas cardíacos reduzindo as taxas de colesterol e a formação de coágulos, tem ação antiinflamatória, fortalece o músculo do coração.
Quem fuma ou vive em cidades poluídas encontra no alimento um grande aliado. Os antioxidantes presentes nas nozes melhoram a resistência pulmonar e reduzem os danos das toxinas inaladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.