domingo, 25 de julho de 2010

*FRUTOS SECOS - Sabugueiro - Pistache

Sabugueiro

GÊNERO: O Sabugueiro ( Sambucus migra) pertence à família das Caprifoliáceas.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Nas folhas encontram-se glicósido saburigina-amigdalina ( e emulsina) o que dá lugar a glicose, óleo de amêndoas amargas (benzaldeído) e ácido cianídrico.As flores contém amigdalina, saponinas, óleo essencial e éter. Na casca encontra-se uma resina de efeito drástico e nas bagas pretas encontram-se tirosinas, vitamina A, vitamina D, vitamina C e alta concentração de vitamina B, ácidos: málico, tartárico, valeriânico, tânico, óleo essencial, simburigrina-amigdalina, solina, resinas, hidratos de carbono, glicose e pouca albumina.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Indicado para o aumento de formação de urina, suor e leite. Ação terapêutica em casos de resfriados, rouquidão, tosse, espirros, catarros do peito e bronquial, dores nos molares, nevralgias, dores de ouvidos e de cabeça, inflamação da laringe e da garganta.O cozimento de folhas,raízes, cascas frescas e verdes, atua  energicamente na expulsão de água do organismo e melhora em muito a secreção de sucos gástricos, embora possa provocar facilmente  vômitos quando tomado em grandes doses. A dose diária deve se limitar apenas  a uma xícara com uma colher de sopa de infusão do produto.
Como depurativo do sangue e do organismo, hematopoética, diurética e sudorífera, deve-se usar as bagas na composição de xarope, inflamações do sistema nervoso.
As bagas secas são um excelente remédio contra diarréia, mastigando dez bagas, três vezes por dia. Para um efeito sudorífero, utilizar as flores do sabugueiro, mesmo conteúdo de flor de tília e duas colheres pequenas de suco de limão, tomar a infusão de três a quatro vezes ao dia para uma boa transpiração nos casos de gripe, resfriados, pneumonias incipientes, bronquite, reumatismo articular febril, etc.




Pistache

GÊNERO: Pistacia vera, pertence à família da Anacardiaceae.
PRINCIPAIS COMPONENTES: Cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitaminas A, B-1 e B-6, zinco.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS: Auxiliar na  produção de hormônio, bom funcionamento cerebral,  rico em fibra e em gordura monoinsaturada, que ajuda no aumento dos níveis do bom colesterol. O pistache tem, também, elementos que ajudam as células a produzir energia e que atuam na produção de hemoglobina, que transporta oxigênio ao sangue, além de auxiliar na reparação e cicatrização de feridas, por conta do zinco presente na fruta. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.